Insegurança biométrica
Gosto dos Mythbusters. Vida divertida a deles. Pois em um teste eles devem ter deixado muita gente insegura. Eles testaram a segurança de dispositivos biométricos, ou podemos chamar de Chaves de Dedão. O fabricante do sistema mais completo se gaba do produto deles nunca ter sido burlado no mundo inteiro. Esse sistema testa inclusive temperatura, suor e batidas do coração - para que os criminosos simplesmente não saiam por ai arrancando dedos ou arrastando cadáveres. Pois os Mythbusters foram atrás e fizeram algumas tentativas:
a) fizeram a impressão digital falsa usando gelatina balística (eles adoram essa coisa) e burlaram o sistema de identificação de um computador, facilmente.
b) fizeram uma cópia da impressão digital em latex e colaram por cima do dedo - a princípio parece não funcionar...mas o cara é espirituoso...dá uma lambida no dedo com o latex e voilá...funciona!
c) a digital feita com gelatina de balística funciona de cara!
d) o último teste e mais estúpido... tentar burlar com um xerox da impressão digital.... FUNCIONOU!!!
Acho que essa brincadeira deve praticamente quebrar a empresa e deixar os clientes dela sem dormir.
Eu até era fã dessa tecnologia e acreditava que funcionava. Outro dia até fiz experiências com o computador do Marcorélio, um amigo meu que tem isso "embedded" no notebook Toshiba dele...lógico que só fiz o teste básico de tentar com a minha digital - e nem pensei em tentar a estupidez de passar um xerox da impressão digital válida... vou pedir pra ele tentar. Já está em funcionamento esse tipo de identificação biométrica nos consultórios de médicos que atendem pela Unimed, por exemplo. Em carros também...substituindo a chave da porta. Existe também um estudo para a identificação do eleitor através da digital. Não são investimentos pequenos. Pra prancheta pessoal!
1 Comments:
Pois é. Ano passado estive num congresso de automação bancária e me apresentaram um sitema de segurança interessante: o leitor de cartões da máquina identificava o padrão de distribuição das partículas de metal na tarja magnética do cartão, que NUNCA se repete. Resolvia o problema de clonagem de cartão, era implementado puramente por software e era MUITO barato. Volto ao congresso em junho último e o que aconteceu? A idéia desapareceu, todos os fabricantes investiram em biométrica. Parabéns pra eles. Coitados de nós....
Postar um comentário
<< Home