Pedestres otários?
Resolvi observar isso quando a Aninha me disse que suspeitava que o semáforo demorava mais quando se apertava o botão. O poderoso botão.
Respeitam os pedestres? Sim. Até colocaram um botão para que eles apertem e se sintam no controle dos semáforos e da área deles no asfalto listrado. Procedimento simples: aperte o botão e aguarde. Você tem prioridade. Você é o nosso querido pedestre. As faixas são respeitadas. Pode atravessar com tranqüilidade.
Só que o botão é um engôdo. Me parece que ele é apenas um botão. Aliás ele deve ser sem fio, wireless. Mas não porque é moderno, mas porque ele não teve nenhum fio soldado à ele. Ele não é ligado à nada. É um wireless useless. Aliás, não de todo useless. Ele serve pra que o pedestre se sinta mais importante.
Cronometrei o tempo do semáforo. Ele demora exatamente o mesmo tempo para abrir, "amarelar" e "avermelhar", apertando o botão ou não!!! Pode apertar mais de uma vez. Não tem problema! Ele é de alta tecnologia. Não é igual a esses elevadores que não suportam insistência. Pode apertar várias vezes. O semáforo não liga. Ele vai continuar o trabalho dele igual a um relógio.
Alguns meninos do colégio da minha filha apertam como se fosse um dever cívico. Outros nem ligam: esperam normalmente uma folga no fluxo pra atravessar. Engraçado que isso me lembra do processo eleitoral. Apertamos botões de "alta tecnologia" achando que estamos controlando pessoas engravatadas mais burras, mais inúteis e sem ritmo que o querido semáforo, que não usa gravata, mas pelo menos ajuda a organizar nossas cidades. Outra coisa é que o semáforo não aceita suborno. É igual para todos.
Logo em frente, no colégio, tentam ensinar para os alunos uma coisa chamada ética. Eu, ao final da minha observação, tive que dizer pra Aninha: é...quando apertamos o botão parece que tudo demora mais, tudo é mais lento. Temos esperança que o semáforo nos dê prioridade, mas é a mesma coisa, sempre a mesma coisa... com semáforos intelectuais "sorbonenses" ou com semáforos sindicalistas barbudos.
2 Comments:
Gordo, sua questão me deixou em dúvida, porque eu acho que na rua que chega ao Colégio São José (Flávio dos Santos, logo após cruzar a Contorno, na Floresta) tem um, eu costumo apertar e acho que funciona. Não é exatamente na hora, mas se não apertar os carros não páram de passar nunca. Mas vou cronometrar pra ver se não é pega-otário mesmo :-)
Será que a BHTrans tem como controlar o funcionamento destes botões, deixando-os inoperantes em momentos de grande fluxo de veículos, evitando um corte na "onda verde" e assim otimizando o trânsito?
Desta forma ficam operacionais (os botões) somente nos momentos em que o trânsito estiver menos pesado quando, acredito eu, os sinais ficam muito tempo abertos para veículos e pouco tempo para pedestres.
Será?
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