Light-Emitting Diodes
Os LEDs devem substituir as lâmpadas convencionais em 2 ou 3 anos. O custo é alto ainda mas as vantagens são muitas. Eu não sabia, mas apenas 5% da energia que chega a uma lâmpada é transformada em luz - o resto é dissipado em forma de calor. O "flash" da câmera do meu celular - W810i - na verdade são dois LEDs bem fortes, que ajudam a melhorar a luz na hora da foto. Coloquei flash entre aspas porque ele fica aceso antes da foto e aumenta um pouco sua potência no momento da foto. É forte e creio que tenha uma eficiência de energia muito boa.
Atualmente consegue-se de 115 a 130 lumens por watt (lpw), mas a um custo de 60 dólares. Em dois anos, estima-se que conseguirão 150 lumens por watt, a um custo de 20 dólares - valor que se paga em um ano pela economia de energia. Para efeito de comparação, a eficiência de algumas lâmpadas:
. a primeira lâmpada de Edison: 1,4 lpw;
. lâmpadas incandescentes: 10 a 40 lpw;
. lâmpadas halógenas: 20 a 45 lpw;
. lâmpadas fluorescentes: 35 a 100 lpw;
. lâmpadas vapor de mercúrio: 50 a 60 lpw;
. lâmpadas multi-vapor: 80 a 125 lpw;
. lâmpadas vapor de sódio de alta pressão: 100 a 140 lpw
Outra referência é a vela, que emite cerca de 12 lumens.
A duração de um LED é de aproximadamente 100.000 horas, trazendo economia também nesse aspecto. Com o custo de produção caindo em 50% ao ano, os LEDs estarão prontos, em 2009, para começar a dominar o mercado, trazendo economia brutal de energia no mundo todo.
Um problema dos LEDs é a produção de luz branca, digamos branquíssima, que incomoda os olhos. Soluções foram encontradas. Uma delas é a combinação de LEDs vermelhos, azuis e verdes, produzindo como resultado uma luz branca tolerável. Outra é usar um LED azul, mas com uma camada de fósforo, como nas lâmpadas fluorescentes.
2 Comments:
Já existem substitutos para as lâmpadas convencionais das lanternas dos carros, setas e faroletes. Eu mesmo instalei nos faroletes do meu carro, leds há mais de dois anos, tudo bem que são violetas o que gera narizes torcidos entre os amigos, mas circulo por estradas prá lá de esburacadas e não tive que trocá-las até então, o que não aconteceu com as demais lâmpadas de freio, seta, blá blá blá... Segue o link de um vendedor garantido (pelo menos mais garantido do que os paraguaios do ML) - http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=11461&Nivel=5016&categoria=L%E2mpadas%20Super%20Led&NumeroCategoria=10
Bruno, aquelas luzinhas que vc. colocou não são exemplo do que vem por ai. Na verdade, o complicado é substituir o farol completamente. Não estamos falando de uma luz de referência apenas. A idéia é iluminar, como o farol faz, como as lâmpadas das ruas fazem...o seu LED, apesar de tecnológico, continua barangoso! :-)
Postar um comentário
<< Home